terça-feira, 22 de março de 2011

1º CAPITULO

O dia 28 de Novembro de 1953, o sol acabara de nascer.
Os melros, as cotovias, as rolas e os pardais chilreavam, ao mesmo tempo que se ouvia o rodar das rodas, das carroças puxadas pelas juntas de bois, no piso das ruas, construído de calhau trazido do leito do rio Alva.
Era dia de feira, na freguesia de São Pedro de Alva, uma Vila da comarca de Penacova.
Na pequena povoação do Beco, pertencente a esta freguesia, por volta das seis horas dessa manhã, acabara de nascer mais um filho a Sr.ª Maria Trindade. O marido, Antero M. Sousa, levantara-se de noite para ir à povoação da Ribeira chamar a sogra para ajudar no parto, e o filho ali nascera, na sua humilde casinha, com a ajuda da sua avó Encarnação, mulher de Joaquim de Oliveira, conhecido na freguesia, por Joaquim da Lapa, moleiro de profissão, residente no lugar da Ribeira.
Na aldeia a notícia corria de boca em boca:
“-Bom dia Aurora, já sabes da notícia? A Trindade já lá tem um rapazito…o pai lá queria e ele lá veio”.
Era o terceiro filho que lhe nascera, porém o primeiro rapaz. O segundo, uma rapariga, morrera com poucos meses, num trágico acidente por um descuido da mãe, mas mesmo tratando-se de um trágico e lamentável acidente, não é dele que vou falar, mas sim da minha vida.
Aos nove meses comecei a dar os primeiros passos. Era uma criança cheia de vitalidade, corria para todos os lados, segundo dizem.
O meu pai até arranjou um banco na bicicleta para me levar com ele ao Domingo, a São Pedro de Alva. Todos admiravam o menino que caminhava ao lado do pai, com um ano e meio parecendo já um rapazito, apesar da tenra idade.
Porém, um dia, em Setembro, com apenas vinte e dois meses, fui apanhado por uma paralisia infantil, hoje, clinicamente conhecida por “poliomielite”, e nunca mais andei. Meus pais fizeram de tudo o que estava ao seu alcance a fim de verem se melhorava. Recordome, já com trêz anos, levaram-me, juntamente com minha irmã mais velha, para a Figueira da Foz a fim de ver se eu melhorava apanhando água do mar. Durante, sensivelmente um mês, um dia fomos ver circo e eu achei muita graça a um macaco e uma cábra que brincavam ao baloiço. Também me recordo de o meu pai dar uma tareia à minha irmâ Palmira pois ela era muito travessa e não era domável. Regressamos a casa, que se situa-va a serca de 60 quilómetros, e esse tramento, como outros, não fizera efeito algum. Só com o tempo eu fui adquirindo outras capacidades de me movimentar, como irão conhecer mais para diante. Fiquei atrofiado dos músculos e raquítico.
Os anos foram passando e quase com oito anos fui para a escola. Nesta altura era transportado numa cadeira de rodas que me fora oferecida. Era uma cadeira, com rodas grandes, idênticas às de uma bicicleta, tanto à frente como atrás, bem à moda dos anos 50 e que dava para transportar alguém quase adulto.
Era empurrado pela minha irmã Palmira, quatro anos mais velha, e pelos meus colegas. Brincava com os miúdos da minha idade arrastando-me com o rabo pelo chão. De tarde ficava sentado nos degraus de uma velha casinha, que ficava no largo da Republica. Os meus colegas e amigos, apareciam por ali para brincarem aos jogos, como o "espeta o pau" o "pião" ou fazerem rolar um arco com uma forqueta. Poema... "Tu corres atraz do arco... das uns pontapés na bola, Eu nunca pude fazer isso... nem antes e nem agora!". Enquanto isso, tambem os meus amigos faziam moinhos de junco e barquitos de papel que colocavam na água, que corria em abundância, pelas bermas da estrada e nas valetas abertas ao longo do tempo, pelo passar das carroças de bois. 

 
Ali, nesses degraus, um dia ia levando uma bofetada do ti’Joaquim Pilatos. O ti’Pilatos, como lhe chamávamos, era um homem já dos seus 70 anos, que andava com o auxílio de uma bengala. Nunca casara e dizia mal de quem tinha inventado o trabalho. Gostava do “tintól” e do cigarrito e tinha o hábito de andar a apanhar os restos dos cigarros (beatas) para juntar e fazer umas cigarrilhas.
Certo dia, os meus companheiros decidiram apanhar essas beatas e fizeram uma cigarrilha mas colocaram numa das pontas 10 cabeças de fósforos. Acenderam a cigarrilha no lado oposto e entregaram-na ao ti’Pilatos, mas trataram logo de se afastar e ficaram a olhar, à espera que o mesmo explodisse e lhe chamuscasse o bigode. O homenzinho deu um salto e pouco faltou para ser eu, que não podia fugir, a ter que pagar por essa maldade.
Como esta, muitas outras loucuras lhes fazíamos, no entanto, o ti’Pilatos, sentia-se bem ao pé de nós e todos os dias nos procurava.
Também eu não dispensava a companhia desses amigos, alguns da minha idade, outros dois e quatro anos mais velhos.
Ainda, nesses mesmos degraus, algum tempo depois, quando me encontrava sentado, sozinho, comendo um naco de broa com meia dúzia de azeitonas, passou por mim uma senhora já velhinha e, ao ver-me colocar de uma só vez uma azeitona na boca, disse-me:
- Oh rapazito! Tu és mal-educado, olha que essa azeitona dava para colocares na boca por duas vezes!
Era assim naquele tempo, a escassez de alimentos levava muita gente a proceder dessa maneira.
 

35 comentários:

  1. VOLTO JÁ PARA TE ACOMPANHAR CAPITULO POR CAPITULO....

    BJ

    ResponderEliminar
  2. José,eu demorei muito a participar de blogs na internet, só o fiz por insistência dos amigos Jair e Barcellos.
    Hoje, vejo que uma das melhores coisas do intercâmbio entre "blogueiros" é a oportunidade de conhecer pessoas valorosas como você!
    Estarei acompanhando tua hstória!
    Abraços!

    ResponderEliminar
  3. Sabe José,
    Isso vai te fazer muito bem. Desde que eu comecei a escrever a minha história tenho me sentido tao leve. Não é por nada não, mas escrever esvazia a alma e enche o coração.
    A arrancada inicial do primeiro capítulo foi maravilhosa. Estou aguardando o próximo.
    Boa sorte, porque inspiração já vi que tens.

    Até...

    ResponderEliminar
  4. Olá José. Obrigada pelo convite. estou por aqui.

    Você já ta com seu livro pronto?? Só falta publicar, é isso?

    Abs,
    beta

    ResponderEliminar
  5. Pegue sua "BONDADE" e dê-a a quem não sabe ser bom.
    Muitas vezes o mundo nos quer ver derrotados, encolhidos, envoltos nos nossos problemas do dia a dia, e assim, leva-nos
    a crer que somos sós.
    Os problemas, muitas vezes, nos vem como ladrões, levando de nós tudo aquilo que de bom Deus nos dá.



    em sua vida, assim você poderá levar a Luz da Esperança a muitos corações

    ResponderEliminar
  6. Olá, José! Já o estou seguindo! Estou ansiosa pela continuidade da tua história! Abrs!

    ResponderEliminar
  7. Jose
    Voce sabe que sou meia lerdinha. Eu converso com meus amigos. Leio o que escrevem mas por minha falta de tempo eu raramente leio sobre a pessoa com quem escrevo.
    Para mim não é muito importante. Eu prefiro a literatura.
    Mas eu já tinha lido o seu poema e gostei.
    Hoje eu fico mais contente ainda pois vou saber mais do meu estimado amigo.
    Não sei porque o email que envie pra Flavinha voltou. Deve ter trocado.
    Vou perguntar pro meu sobrinho o telefone e contar a seu respeito.
    A mae dela também teve paralisiua infantil mas ficou só com um defeito na perna . Depois de muitos anos o ano passado ela teve que ser operada. Anda com muita dificuldade mas as dores diminuiram bastante.
    Acho , não sei porque voce já viu como é as jovens. não gostam de contar histórias reais.
    Mas acho que Flavinha vai lhe contar!]
    com carinho
    um abraço de sua amiga Monica que adorei conhecer mais este espaço seu

    ResponderEliminar
  8. Amigo já estou acompanhando a sua história.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  9. AMIGO ZEZITO....

    adorei esse novo blog..
    só entrei hoje pra ler o emails e me deparei com teu convite..
    quero sim ler e participar dessa história de vida tão linda, sofrida e que tornou-te esse homem forte , guerreiro e inteligente que és.
    estarei aqui sempre.
    bjuivos no seu coração..
    anciosa pelo capitulo 2.
    boa noite amigo.
    loba.

    ResponderEliminar
  10. José, estou aqui para acompanhar tua história de vida, um grande exemplo de superação.
    Estou aguardando os próximos capítulos.
    Um abraço fraterno desejando um ótimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  11. Obrigada pelo convite!
    Vou acompanhar...

    ResponderEliminar
  12. Força amigo. Quero seguir está tua vida direitinho e com todos os promenores possiveis. Avisa quando sair o segundo capitulo.

    ResponderEliminar
  13. Hoje eu que te convido...
    Vem festejar comigo os 100 seguidores
    contos ou fatos surreais
    Passa lá, estou te esperando
    Um bom final de semana

    ResponderEliminar
  14. José, voltei pra continuar lendo a postagem e dizer que aqui no Brasil, pelo menos no Rio de Janeiro, restos de cigarro são "Guimbas" e "Beata" aqui, é mulher demasiadamente religiosa.
    Acho muito legal essa troca de conhecimentos, eu gosto muito.
    Um grande abraço.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  15. José, voltei pra te dizer que nao tenha pressa em contar a sua historia. Vá devagar e sempre, isso é que é importante. Veja meu caso, já estou com mais de um anos escrevendo a minha,teve época que eu ia a todo vapor. Postava uns tres capitulos por semana, depois fui diminuindo, tinha mes que nem postava, agora posto um por semana e assim vou levando. Nao há nada que nos obrigue a ter pressa. O que vale é a nossa satisfacao pessoal de falarmos de nos mesmos, nao?

    um beijo e aguardo um a um com toda calma. Siga em frente. Ta muito legal Vc sabe contar muito bem. Parabens!

    ResponderEliminar
  16. AMIGO ZEZITO..
    dei muita risada com a travessura sua e dos meninos...
    vcs eram terriveis como toda criança..
    quero saber mais, que fique longa... mas sua história deve ser contada sim.
    tenha um domingo de luz.
    bjuivos no seu coração.
    loba.

    ResponderEliminar
  17. Querido amigo cá estou para acompanhar a sua história. Os meus pais falam desse tempo de crise em que a comida faltava e um carapau tinha de dar para 3 irmãos, tempos muito dificieis. Amigo não deve ter sido nada fácil para si ver os amigos da sua idade correm e brincarem sem poder acompanhar. Mas o importante é que aqui está a contar a sua história, uma história de força, coragem e determinação.
    Virei sempre para o acompanhar.
    Bom domingo
    Maria

    ResponderEliminar
  18. Olá José!

    Muito obrigada por seguir meu blog!
    Seu blog e sua vida são muito especiais!
    Parabéns pela força que você tem, e saiba, ela vem de Deus!

    Tudo de bom para ti!

    Um abraço, da amiga brasileira,

    Gislene.

    ResponderEliminar
  19. Já te sigo aqui também querido amigo..
    acompanharei passo a passo..
    beijos perfumados e obrigada pela tua constante amizade e carinho..

    ResponderEliminar
  20. Gostei demais como escreve. Caso queira colaborar com o blog do briguilino basta avisar e envio convite.
    Ah, quando colocar o endereço do teu blog coloque apenas transpondo-barreiras.blogspot.com
    Abraços e aguardo confirmação

    ResponderEliminar
  21. José Sousa..
    Em primeiro lugar agradeço-lhe por sua visita em meu cantinho..
    Parabéns por este seu cantinho.. que certamente fará com que compartilhemos muitas coisas..
    Deixo um grande beijo em seu coração e o meu desejo de uma linda semana para você!

    Verinha

    ResponderEliminar
  22. Oi, José
    vim conhecer teu blog e gostei muito da narrativa sobre atua vida.
    Posso imaginar as dificuldades que enfrentas e acredito que és um vencedor e que podes transpor as barreiras que surgem a cada dia com muita fé e esperança no futuro.
    Abraço

    ResponderEliminar
  23. Todas as vidas são um filme, mas o seu é muito especial. Vou ficar acompanhando a sua história!

    abç

    Betha

    ResponderEliminar
  24. Grande história, grande vida. Seguindo teu blogue. Abraços.

    ResponderEliminar
  25. Tbm tenho uma pequena deficiência física.Sei que cada degrau é uma vitória e tem q ser muito comemorada.
    Seguindo =*

    ResponderEliminar
  26. Não sei se és tu o autor dos capítulos da tua vida...ou se é outra pessoa... mas está muito interessante!!!

    Abraços

    ResponderEliminar
  27. Ola MEU bom amigo José venho conehcer seu novo blog e dou de cara com esta historia que é a sua vida.Com muitas coisas de nossas vidas nas traquinagens e na liberdade de ser de toda criança.Vou seguir sua historia e pronto para ter seu livro em mãos quando estiver disponivel.Meu abraço de paz e toda luz.Derrotado é todo aquele que se dixa abater ao encontrar a primeira pedra. Parabens Jose.

    ResponderEliminar
  28. Olá, José. Mesmo sem convite, vim conhecer seu blog e sua história. Alguma coisa já sabia, de outro blog seu, mas é muito bom essa riqueza de detalhes. Uma história que, tenho certeza, é muito bonita e nos emocionará.
    Abraços!

    ResponderEliminar
  29. José...Li seu primeiro capítulo e estou entusiamada pelo segundo.Olha ri muito sobre o su Tio, lembro que quando era criança, mais para pré adolescente aprontávamos algo assim...Durma com os anjos...

    ResponderEliminar
  30. José,
    tou chegando agora e confesso que não acreditava muito que fosse voltar. Mas a sua narrativa me apanhou! Li degustando as palavras e já estou passando pro 2º capítulo. Só estou deixando este comentario pq sei que quem escreve quer ser lido e acho que vc merece que a gente leia e diga que leu!
    beijo

    ResponderEliminar
  31. Boa noite, José!


    A seu convite vim ver seu novo blog. Vou atualizando aos poucos. Adorei o primeiro capítulo. Que garotada levada!!! Aff Maria!


    PS: Diariamente, desde criança ,como azeitonas...E como você em criança! hahahahahahhahaha

    Beijos com carinho.

    ResponderEliminar
  32. Olá José Sousa!

    Obrigada pela visita e fico feliz que tenha gostado de meu blog.

    Retribuo a visita e te sigo com o intuito de acompanhar a história de sua vida. Boa narrativa. Viva e generosa, pois se doa a cada palavra.

    Volto sempre!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  33. Olá José Souza!
    Só hoje, depois de muita correria, consegui iniciar a leitura da tua história e pude perceber já pelo primeiro capítulo que vou gostar, é uma leitura singela e gostosa,que flui tão rapidamente que mal percebemos o tempo passar.
    Indo para o 2º capítulo.
    Gd. Abraço

    ResponderEliminar
  34. Oi José.
    Conheci seu blog hoje e fiquei tão encantada com a sua história que vim correndo para o 1º capitulo, já deu para perceber que vou ler do começo ao fim, já coloquei nos favoritos para voltar sempre.
    Parabéns pelo blog e por dividir a sua historia de vida conosco.
    Um abraço.

    ResponderEliminar

Olá amigos(as) leitores(as), o mais importante é ler o que escrevo antes de pensarem em colocar o vosso comentário. Um bem haja.